terça-feira, 23 de junho de 2009

A clássica da Maia

Ao falar em provas clássicas no DH Regional é normal pensar nos 3Km, contudo a Maia já dispõe de estatuto semelhante. Se a primeira é a mais antiga prova de DH da região a segunda permanece desde 2002 no calendário de todas as organizações que já existiram desde então.Tenho orgulho de ter sido o "engenheiro" da 1ª edição, curiosamente num traçado a meu gosto e que até hoje nunca me correu bem em competição.
O sucesso desta prova deve-se em geral á população da Maia, que nos recebe sempre bem, onde existe sempre um convívio no final e sobretudo ao esforço, gosto e empenho do SR. Eduardo Almeida que é o grande impulsionador deste evento.Devo registar que foi aqui que se realizou o primeiro DH nocturno e uma das primeiras demonstrações de saltos da pequena história do nosso desporto.
Mas o que faz esta prova ter um cariz especial?
O traçado, os pastos do início e a sua velocidade e paisagem sobre a fréguesia, as entradas para o "singleTrack", a velocidade da abordagem à primeira direita do "single track" que te pode mandar directo lá para a vinha na saida, o nosso pequeno "rock garden" que junta a maior concentração de público e onde se podem ver as melhores "cabeçadas na pedra" (não é Manel), a saída para estrada onde as pernas ardem ao pedalar aqueles 20m, a zona da quinta com o seu famoso gancho na falésia da ribeira e por fim aquela chegada junto ao mar onde se pode dar um mergulho para comemorar a vitória ou afogar as mágoas da derrota.Já chega ou querem mais? lol.
Os favoritos.
Talvez os riders mais antigos, como o Chico, Narciso que são profundos conhecedores e antigos vencedores se bem que o Chico tem um pequeno assunto com uma paredinha de blocos e o Narciso como o final das pedras na travessia da ribeira. Mas existem outros, o António que no ano passado fez um estreia impressionante, o Carlins, o Manél e tenho um "feeling" que o Alvaro pode ser uma surpresa bem como o Pacheco se entrar.Eu vou faltar.... falando em "escolês" já tou chumbado nesta taça de 2009, resta-me torcer pelos meus amigos e desejar boa sorte a todos os participantes.
Fotos:
3ª foto- Tiago Martins
As outras - David Medeiros

1 comentário:

Pacheco disse...

Sim senhor companheiro...como sempre belas descrições para abrir o apetite para a prova!! Vou tentar entrar pois é uma das minhas provas favoritas...se o trabalho deixar...pois tenho andado a mil....vou já arrancar para um passeio nas Sete Cidades...11 miúdos! Abraço